Vim te Mostrar

MENU

Notícias / Curiosidades funerárias

Pesquisa revela que o luto pode afetar o envelhecimento biológico

O luto pode causar danos físicos além de mentais após a perda de um ente querido

Pesquisa revela que o luto pode afetar o envelhecimento biológico
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A dor da perda de um ente querido pode ir além do impacto emocional e afetar diretamente a saúde física. Um estudo conduzido pela Columbia University School of Public Health e o Butler Columbia Aging Center revelou que o luto pode acelerar o envelhecimento biológico, tornando as pessoas mais vulneráveis a doenças crônicas e aumentando os riscos de morte prematura e demência. A pesquisa, publicada na JAMA Network Open, analisou como o luto impacta o envelhecimento, principalmente quando a perda ocorre em diferentes estágios da vida.

De acordo com a pesquisa, o envelhecimento biológico, medido por marcadores de DNA conhecidos como "relógios epigenéticos", é mais acelerado em pessoas que perderam entes queridos na infância ou na vida adulta jovem. A análise dos dados mostrou que o número de perdas ao longo da vida também está relacionado ao envelhecimento precoce. Perder um pai, por exemplo, pode aumentar o risco de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, além de doenças cardíacas e problemas cognitivos.

O estudo, que utilizou dados do National Longitudinal Study of Adolescent to Adult Health, acompanhou mais de 20 mil participantes desde a adolescência até a vida adulta, identificando que pessoas que sofreram múltiplas perdas, especialmente na vida adulta, têm idades biológicas mais avançadas do que aquelas que enfrentaram uma única perda ou nenhuma.

Leia Também:

Para os pesquisadores, a pesquisa reforça a importância de fornecer apoio psicológico e recursos para aqueles que estão lidando com o luto, especialmente em grupos mais vulneráveis, como negros e hispânicos. As evidências sugerem que o impacto do luto na saúde pode ser ainda mais severo quando as perdas são repetidas ao longo do tempo.

Fonte/Créditos: Com informações de CNN Brasil

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Thaís Milena - Estagiária do Grupo Balo sob a supervisão de Heberton Lopes

Publicado por:

Thaís Milena - Estagiária do Grupo Balo sob a supervisão de Heberton Lopes

Saiba Mais