A Kimbanda, também conhecida como Quimbanda, é uma religião afro-brasileira que tem suas raízes na cultura bantu, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados. Com o tempo, essa prática espiritual se desenvolveu e incorporou elementos, formando uma rica tapeçaria de rituais e crenças que ainda hoje fascinam e intrigam muitos.
Para desmistificar essa prática religiosa, a equipe do canal Vim te Mostrar visitou o Centro Cultural Nacional de Kimbanda, em Belo Horizonte. O jornalista Heberton Lopes teve a oportunidade de entrevistar o Pai Fabrício de Marabô, dirigente da casa, que compartilhou conhecimentos sobre a essência e os princípios da religião, que busca o equilíbrio entre o mundo material e espiritual, através da comunicação com entidades conhecidas como Exus e Pombagiras.
A reportagem também acompanhou uma noite de rituais no terreiro, onde foram registradas incorporações de entidades diante das câmeras. Esses momentos são fundamentais para a prática da Kimbanda, pois representam a manifestação direta dos guias espirituais, que oferecem conselhos e orientações aos participantes.
A Kimbanda muitas vezes é mal compreendida, sendo erroneamente associada a práticas negativas. No entanto, como explica Pai Fabrício, essa religião é, na verdade, um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, onde a ética e o respeito são valores centrais.
Para aqueles interessados em conhecer mais sobre a Kimbanda e sua prática, a reportagem completa está disponível no canal Vim te Mostrar no YouTube. A matéria oferece uma visão autêntica e respeitosa sobre essa tradição espiritual, contribuindo para a sua valorização e entendimento na sociedade multicultural.
Créditos (Imagem de capa): Jhonattan Nunes