Uma carcereira brasileira foi condenada a 15 meses de prisão após ser filmada em um ato sexual com um detento dentro de uma cela na penitenciária de Wandsworth, em Londres. Linda de Souza Abreu, de 31 anos, teve o vídeo gravado por um prisioneiro no dia 25 de junho do ano passado, e a gravação acabou viralizando na internet.
Abreu foi detida pela polícia britânica quatro dias após o incidente, quando tentava deixar o Reino Unido em direção à Espanha. Durante o julgamento, ela se declarou culpada de "má conduta" no exercício de sua função.
O juiz responsável pela sentença, Martin Edmunds, destacou que a ação da carcereira foi uma violação grave, comprometendo tanto sua posição quanto a segurança dentro da prisão. "Você sabia que o que estava fazendo era proibido e, com razão, essa proibição existe para garantir a ordem no sistema prisional", disse o juiz. Ele também mencionou que a conduta de Abreu expôs seus colegas a riscos desnecessários e prejudicou a disciplina na prisão.
A repercussão do caso foi tão grande que, segundo a imprensa britânica, outras funcionárias de penitenciárias enfrentaram situações de assédio e abuso por parte de detentos, agravadas pela divulgação do vídeo. Abreu cumprirá metade de sua pena em uma prisão do Reino Unido e a outra parte em prisão domiciliar.
Fonte/Créditos: Com informações de CNN
Créditos (Imagem de capa): Redes sociais